Início CURIOSIDADE “A boca é a porta de entrada para muitas doenças”

“A boca é a porta de entrada para muitas doenças”

COMPARTILHE

Neste Dia Mundial da Ortodontia, falámos com um médico dentista sobre a importância de ter um sorriso alinhado.

Esta quinta-feira, 15 de maio, assinala-se o Dia Mundial da Ortodontia. A propósito da data, o Lifestyle ao Minuto falou com João Cerejeira, especialista em Ortodontia pela Ordem dos Médicos Dentistas.

A definição desta especialidade da medicina dentária, importância de se ter um eixo da boca alinhado, os problemas e tratamentos, e a prevenção, foram algumas das temáticas que o médico dentista nos explicou.

É uma palavra com que todos estão familiarizados, mas talvez não saibam ao certo o que abrange. O que é, em concreto, a especialidade da medicina dentária ortodontia?

A ortodontia é a especialidade da medicina dentária que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento das más oclusões e das deformidades dentofaciais. As más oclusões são incorreções na posição, e alinhamento dos dentes que podem provocar um mau posicionamento dos maxilares entre eles, e um fecho da boca incorreto. As deformidades dentofaciais ocorrem quando o desalinhamento entre os ossos da face (maxila e mandíbula), e naturalmente entre os dentes, atinge proporções mais significativa.

Neste dia 15 de maio celebra-se o Dia Mundial da Ortodontia. Qual a importância de termos um eixo da boca alinhado?

O facto de termos os dentes bem alinhados e corretamente encaixados permitem, por um lado, termos uma melhor estética do sorriso, o que impacta diretamente a nossa autoestima. Permite também uma melhor função mastigatória, e uma melhor saúde bucal geral, porque os dentes bem alinhados, além de facilitar a auto higiene oral através do fluxo salivar, permitem ainda que a escovagem seja feita de uma forma mais eficiente, o que leva a uma redução do risco de cáries e de doenças periodontais. É muito comum ouvir-se que a saúde começa pela boca, e é verdade, é a porta de entrada para muitas doenças.

Quais são os problemas que podem advir se não tivermos?

Os dentes desalinhados e mal posicionados, por um lado dificultam a higiene oral pela maior dificuldade em se fazer uma escovagem adequada o que leva, naturalmente a um maior risco de aparecimento de cáries e de doenças periodontais (gengiva e osso), que pode levar em último caso à perda de dentes e das suas estruturas de suporte.

Já em termos de função mastigatória, o que acontece é que as más oclusões, ao dificultarem uma ação mastigatória tão eficiente como quando os dentes estão bem alinhados e bem posicionados, não permite que os alimentos sejam tão bem mastigados, impactando negativamente na função digestiva.

A má posição dos dentes, leva também muitas vezes a desgastes excessivos de certos dentes por abrasão dentária.

Não menos importante, uma mastigação menos eficiente, e uma posição incorreta de fecho dos maxilares pode também levar a problemas de ordem muscular (musculatura orofacial) e articular (articulações têmporo-mandibulares).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here